terça-feira, 12 de abril de 2016

Reflexões sobre sororidade

Senta aqui, vamo falar algumas coisinhas sobre feminismo.

Eu, pra quem não sabe, sou feminista e se já começou a achar ruim, o botãozinho vermelho ali no canto superior direito é pra isso mesmo.

Tenho visto muitas mulheres aderindo ao movimento e acho isso maravilhoso. O feminismo é uma luta social por igualdade, por direitos, por segurança, por pacificação social entre homens e mulheres, enfim. Nada tem a ver com ódio aos homens ou mulheres formado milícias nazistas e matando meninos recém-nascidos. Isso é papinho de macho reacinha. 

Só que tem um ponto no feminismo que precisa ser levado (MUITO) a sério e eu tenho uma sensação de que muitas mulheres não levam: a sororidade. 

A rivalidade entre mulheres é uma das coisas que mais fortalece o machismo, tornando sua movimentação muito mais fluída quando as mulheres estão em pé de guerra umas com as outras ou quando estão cagando umas pras outras. 

Sororidade é a arma mais importante do feminismo. E, arrisco palpitar, que seja a única arma realmente forte do feminismo. Não adianta implorar pra homem parar de estuprar mulher. Não adiantar implorar pro marido parar de bater em mulher. Não adianta tentar convencer um homem que passou a vida inteira chamando mulher de vadia que ele não deve usar esse tipo de palavra. Acho essa tentativa de convencimento do OUTRO uma perda de tempo letal. A gente precisa começar a SE ajudar.

Nada é mais conveniente para o machismo do que uma mulher que endossa comportamentos ou se cala diante de machismos cotidianos. Nada é mais confortável para um homem que chama a ex namorada de vadia do que a atual que concorda embravecida: "é vadia MESMO". Quando fazemos isso, estamos colaborando, sendo coniventes com agressores.  Enquanto nós estamos chamando as ex namoradas dos nossos atuais namorados de "vadias" e nos olhando de canto de olho e cara feia numa festa, há mulheres sendo agredidas, sendo estupradas, sofrendo violência psicológica e nós não estamos fazendo nada pra mudar este cenário. 

Eu tenho vontade chorar quando eu vejo uma mina que se diz feminista, mas não se mete no relacionamento abusivo da amiga porque "não é meu problema". É seu problema, sim, lindona! Hoje é ela, amanhã pode ser você! Você pode mostrar pra sua amiga que o modo como ela vem sendo tratada não está certo, que pode ser melhor, que ela não precisa se submeter a X, Y, ou Z.  

Você provavelmente não nasceu feminista. Alguém (ou "alguéns") convenceu você depois de tanto bater nas velhas teclas de sempre: amor próprio, respeito mútuo, direitos iguais, empoderamento etc etc etc. Você pode abrir os olhos de uma mulher também. Você pode ser a pessoa que salvou uma mulher de uma morte nas mãos de um homem ciumento. Você também pode ser a pessoa que salvou uma menina desconhecida de um estupro, dando uma carona quando ela estava andando sozinha numa rua escura. 

Sim! Porque sororidade não tem que ser seletiva, tem que ser com todas! Tem que ser com a sua mãe e tem que ser com aquela coleguinha de classe que você não vai com a cara, mas que está indo pro carro sozinha na faculdade e você vai fazendo companhia a ela, porque irmandade é ISSO. Irmandade está acima e independente de qualquer coisa. Tem que ter irmandade, inclusive e principalmente, com as manas que NÃO são feministas e que acham que ~não precisam de feminismo~. Não precisa tentar doutrinar a mina, não precisa discutir com ela sobre por que ela deveria ser feminista. Tem que estar ali, na irmandade, na moral, pra quando essa mana precisar. 

Feminismo-panelinha de cu é rola! Não é lutar por direitos iguais se você só luta por quem atende suas expectativas ideológicas. Quanto mais a gente se separa, mais fortalecemos o machismo. Não adianta ser feminista só com quem concorda com você, só com quem é branca ou negra, só com quem é cis ou trans, só com quem é hétero ou lésbica, ou só com quem é sua amiga. Tem que ter irmandade a porra do tempo todo! 

E não é porque "hoje foi com você, mas amanhã pode ser comigo", é porque se nós estivermos juntas não vai acontecer com nenhuma de nós, nunca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário